Wondernautas 052 – Diversidade, neurodiversidade e inclusão

Você conhece a si mesmo verdadeiramente ou apenas tenta reproduzir aquilo que disseram que deveria ser? Os produtos culturais que consumimos são representações reais da diversidade humana ou são vazios, estereotipados e eventualmente ofensivos? Como podemos lutar por um mundo que seja para todos e que respeite todas as nossas diferenças? Neste episódio, seguimos a …

Wondernautas 051 – Política e sociedade: os efeitos da desigualdade

Você é daquelas pessoas que acredita que discutir política não é tão importante ou que ignorar o tema não te afeta? E se eu te disser que, enquanto vivermos em sociedade, esse assunto estará atravessando todas as áreas da nossa vida? Durante a palestra da abertura institucional da IV Jornada Internacional da Diversidade e Inclusão: …

Wondernautas 050: AmaQUEzona #3 – Tudo bem não ser normal?

“Pense, fale, compre, beba. Leia, vote, não se esqueça. Use, seja, ouça, diga. Tenha, more, gaste, viva”. Em uma de suas canções mais marcantes, a cantora Pitty falava sobre algo que ainda é atual. Sempre tentei encontrar um sentido em minha existência, mas sinto como se o sistema em que vivemos estivesse constantemente tentando nos …

Wondernautas 049 – O falso retrato midiático dos indígenas

Vivemos em um país que pouco sabe sobre suas origens e menos ainda sobre as questões indígenas na atualidade. Muitos de nós cresceram com referências midiáticas deturpadas, nas quais intérpretes brancos são escalados para personagens indígenas ou com estereótipos ofensivos disfarçados de músicas inocentes. Nas produções culturais atuais como a série Cidade Invisível e as …

Tributo: Diretores – #1 Eduardo Coutinho

Estreia da série Tributo: Diretores, em que comentamos informalmente a obra de diretores marcantes do cinema nacional com convidados especiais. O artista da vez é Eduardo Coutinho.

Wondernautas 048: AmaQUEzona #2 – Eu sou neurodivergente?

Vivemos em um sistema capitalista que nos diz constantemente como devemos produzir, planejar, viver e colaborar com a sociedade. A questão é que nem todas as pessoas se encaixam nos padrões de vida ou trabalho considerados “normais” para um indivíduo. O que acontece quando o seu cérebro simplesmente não funciona como o das outras pessoas? …

Wondernautas 047 – A luta antirracista, mídia e os espaços de poder

“Nos primeiros seis meses deste ano, de 42 mil vagas de liderança abertas em empresas privadas, apenas 23,7% foram ocupadas por homens e mulheres negros. O restante foi ocupado por brancos, outras etnias ou que não declararam cor”, afirmou Lucas Gomes, diretor de Ensino Superior do Quero Bolsa em entrevista para uma matéria da Agência …

Dizia Eu #06 – Carrion

Neste programa trago, além do formato pouco diferente, o jogo Carrion – invertendo os papeis deixando o controle do vilão nas mãos do jogador principal premissa do gênero Reverse-Horror. Aceita uma xícara de café?

#27 – Cinema em Transe entrevista Bruce O Artista

Bruce O Artista (@bruceoartista) é um realizador paraibano de vídeos para a internet e fenômeno das redes sociais. Batemos um papo sobre seus desejos audiovisuais, a idealização de seu filme, sua relação com as artes marciais e a realização de baixo orçamento no Brasil. Para a conversa, contamos com Maria Sucar (@avexadah), Gabriel Matavel (@gabrielmatavel20) …

Wondernautas 046 – Sociedade, ficção e os conceitos de bem e mal

A polaridade entre o bem e o mal está presente em diversas culturas, desde tempos antigos. O Cristianismo, por outro lado, trouxe para a humanidade uma noção mais fechada de bondade e maldade. Embora os textos bíblicos não necessariamente associem beleza à bondade e a falta dela ao mal, as pessoas tomaram para si suas …

Wondernautas 045: AmaQUEzona #1 – Que zona de podcast é esse?

O primeiro AmaQUEzona deste podcast chegou para te contar, em 15 minutos, tudo de essencial que precisa saber sobre o Wondernautas! Esse devaneio sonoro do podcaster que vos fala começou em tempos de quarentena, mas foi tomando outros rumos com o passar do tempo. Venha entender um pouco sobre minha missão com este trabalho e …

Wondernautas 044 – Internet, cultura pop e socialização

Você consegue imaginar sua vida sem a presença das redes sociais, sem o fácil acesso a séries ou sem o conteúdo do YouTube durante suas refeições? É um fato que a vida do ser humano se transformou com a internet e com todas as ferramentas que surgiram graças a ela. Contudo, é irreal acreditar que …