Wondernautas 041 – Estar preparado para o pior é sempre o caminho ideal?

Como discutido no episódio anterior, vivemos em uma sociedade que dá grande protagonismo ao imagético e ao audiovisual. A ficção, por sua vez, exalta as características dos personagens que sempre estão bem-sucedidos, preparados e nunca são surpreendidos. A questão é: isso é possível de ser aplicado na realidade? O quanto somos capazes de nos preparar …

Wondernautas 040 – Vivemos em uma era de protagonismo audiovisual?

Segundo uma matéria da BBC News Brasil, o fato de lermos cada vez mais em telas e a prática cada vez mais corriqueira de somente “passar os olhos” em múltiplos textos e postagens online podem estar dilapidando a capacidade humana de compreender argumentos complexos, de analisar criticamente e até de desenvolver empatia por pontos de …

Wondernautas 039 – Magia: ficção e realidade

A magia é vista, por muitos, como um elemento meramente ficcional presente na cultura pop. Para outros, trata-se de feitos sobrenaturais muito distantes da realidade de “pessoas comuns”. Ainda que você não saiba, na verdade, a magia está ao nosso redor e em práticas bem diferentes das grandes explosões mágicas de “Doutor Estranho 2” ou …

Wondernautas 038 – A sensualidade dos super-heróis e as construções sociais de beleza

Em tempos nos quais o ator Chris Hemsworth aparece sem roupas no trailer do próximo filme do super-herói Thor, voltamos aos debates sobre a sexualização de homens e mulheres na cultura pop. Além desse “fenômeno” de destaque sexualizado de corpos masculinos ser recente, há outros fatores relacionados a isso, como as construções do que é …

Wondernautas 037 – O legado e potencial inspirador de George Pérez

Vingadores: Guerra Infinita foi um grande sucesso cinematográfico lançado em 2018, mas poucos sabem que uma das mais fortes inspirações para a construção desse filme está em uma história em quadrinhos publicada no início dos anos 90. Considerado como uma lenda, George Pérez esteve envolvido na composição artística de Desafio Infinito, a história que inspirou …

Wondernautas 036 – Em um mundo de mortais, você é uma Mulher-Maravilha!

A super-heroína mais conhecida de todos os tempos é um símbolo para muitas e muitos há décadas. Para este podcast, não é diferente. Hoje, com base em uma reportagem de maio de 2020 sobre a simbologia e impacto na vida real da Mulher-Maravilha, apresento a você ouvinte uma reflexão sobre o potencial de figuras fictícias …

Wondernautas 035 – Identidade, gênero e cultura

Você já pensou como seria se, quando olhasse para a TV, para o cinema e para os espaços sociais que frequenta, não encontrasse ninguém semelhante? Na vida real, essa já foi e talvez ainda seja a vivência de muitas pessoas. Falar sobre isso não é apenas tocar na questão de representatividade, mas também sobre imposições …

Wondernautas 034 – Quem é você?

Fazer esse questionamento pode parecer bobo à primeira vista, mas conhecer a si mesmo é uma tarefa mais difícil para todos nós do que se imagina. A sociedade está, de fato, nos ensinando a nos conhecer verdadeiramente ou nos levando a construir falsas imagens sobre identidade? Neste episódio, falamos sobre o autoconhecimento e a importância …

Wondernautas 033 – O que é esperança?

Dizem que a esperança é a última que morre, mas realmente precisamos esperar que tudo chegue ao extremo para falar sobre ela? Em tempos nos quais ainda lidamos com um vírus que levou muitas vidas, problemáticas políticas e a proliferação de certos discursos de ódio, falar sobre esperança talvez seja mais relevante do que você …

Wondernautas 032 – Cultura midiática e estilo de vida americano

O Superman, um dos mais influentes super-heróis da cultura pop, esteve em alta nos últimos tempos por diferentes motivos, e um deles já foi centro de um dos episódios anteriores. Outro é o fato da DC Comics ter anunciado uma mudança em seu lema. O “estilo de vida americano” da frase do personagem foi deixado …

Wondernautas 031 – A dinâmica progressista na cultura pop (Parte 2)

Recentemente, a DC Comics revelou uma nova abordagem com um dos seus personagens, Jon Kent, filho do Superman. Até pouco tempo retratado como uma criança, Jon está tendo a sua vida amorosa desenvolvida, pela primeira vez, e como um sujeito bissexual. A partir daí, diversas manifestações na internet surgiram, entre elas as que atacam diretamente …

Wondernautas 030 – A dinâmica progressista na cultura pop (Parte 1)

Recentemente, a DC Comics revelou uma nova abordagem com um dos seus personagens, Jon Kent, filho do Superman. Até pouco tempo retratado como uma criança, Jon está tendo a sua vida amorosa desenvolvida, pela primeira vez, e como um sujeito bissexual. A partir daí, diversas manifestações na internet surgiram, entre elas as que atacam diretamente …



Maicon Epifânio
Produtor / Apresentador
InstagramBlogDC Comins Amino