Wondernautas 064: Somos eternos reféns do tempo?

Existem idades corretas para determinadas coisas em nossa vida? Por exemplo, uma idade ideal para ter filhos, se graduar na faculdade, alcançar a casa própria ou ter a profissão dos sonhos? No episódio anterior, falamos sobre as relações entre o envelhecimento e o mito da plena juventude existente em nossa sociedade. Neste, avançamos na discussão …

Wondernautas 063: O tempo, o envelhecimento e o mito da plena juventude

“O tempo voa, essa é a sensação da maioria das pessoas sobre a percepção do tempo. Paralela a isso, vem a conclusão de que estamos ficando velhos rapidamente e isso nos assusta”: esse é um trecho de uma publicação da Santa Casa de Sorocaba sobre o medo de envelhecer. Há tempos, muitas produções culturais fazem …

Wondernautas 062: AmaQUEzona #6 – Um subprojeto deliciosamente novo, confia!

O Brasil está fora da Copa, o ano está acabando, mas minha criatividade meio doida (só meio??) nunca tem fim. Se você gosta de ler e ama universos compartilhados interativos, esse episódio é pra você! Saiba mais sobre os detalhes de um fanuniverse que estou criando envolvendo franquias como Naruto, Mobile Legends, Marvel, DC, Bleach, …

Wondernautas 061: A enganosa nostalgia do que você não viveu

Você conhece, ou quem sabe é, uma daquelas pessoas que são apaixonadas por épocas passadas? Não é tão incomum encontrar indivíduos encantados com recortes temporais que não viveram, fascinados pela idealização que construíram daqueles tempos. Talvez você se sinta deslocado no tempo como se tivesse nascido na época errada por preferir a música, a moda …

Wondernautas 060: O “salvador branco” e o “pecado negro”

Você já parou para pensar se as suas boas ações são movidas por empatia sincera ou pelo vaidoso desejo de ser reverenciado? Como a mídia, tanto de entretenimento quanto de informação, constrói um imaginário popular no qual os brancos são ligados à figura do herói e os não-brancos são ligados à figura da vítima ou …

Wondernautas 059: AmaQUEzona #5 – A saga da internet, Câmera Privê, boletos, ódio e outras coisas mais

O que você faz quando tem um limão? Eu fiz uma limonada, então experimente-a para me dizer se está gostosinho. Nos últimos dias, a pessoa que vos fala lidou com tanta coisa que conteúdo não faltou para trazer no AmaQUEzona do mês de novembro. Para variar, o planejamento para o episódio do sábado 19 previa …

Wondernautas 058 – A beleza tem cor?

O episódio 47, “A luta antirracista, mídia e os espaços de poder”, trouxe uma conversa com a professora Eliziane Silva sobre a importância da inclusão de pessoas negras na sociedade e outros tópicos que cruzam com esse assunto. Hoje, parte dessa discussão retorna para destrinchar uma suposta lista dos homens mais bonitos do mundo divulgada …

Wondernautas 057: AmaQUEzona #4 – O amor é lindo, mas as pessoas não são suas

Só mesmo a minha cabecinha insana com leves toques de perspicácia pra relacionar a recente séria She-Hulk com o famoso anime e mangá Naruto. Aposto que não faz ideia do que essas duas obras tão diferentes têm em comum, mas eu posso antecipar um pouco pra você! Minha vida amorosa sempre foi caótica, mas aprendi …

Wondernautas 056 – Jesus ama, mas o cristão mata?

“X-Men: Deus Ama, o Homem Mata” é uma das histórias mais poderosas e influentes de Chris Claremont e dos mutantes da Marvel. Publicada em 1982, a trama permanece atual por falar de movimentos ultraconservadores que usam o nome de Deus para perseguir determinados grupos. Neste episódio, trago notícias e posicionamentos que alertam: assim como já …

Wondernautas 055 – Em que tipo de mundo você quer viver?

“Não Olhe Para Cima” conta a história de dois astrônomos que fazem uma descoberta surpreendente de um cometa que está em rota de colisão direta com a Terra. A ficção do filme brinca com elementos de nossa realidade: o negacionismo, a busca por mais enriquecimento dos poderosos, a espetacularização midiática em cima de celebridades enquanto …

Wondernautas 054 – Em que tipo de mundo estamos vivendo?

A ficção, para além de oferecer entretenimento, tem a capacidade de denunciar os males que existem em nosso mundo. Nós enquanto consumidores de cultura pop devemos analisar as mensagens que essas histórias nos passam e entender que associar quadrinhos, filmes, séries e afins à política é natural e necessário. Em um período tão importante para …

Wondernautas 053 – Discursos de ódio, democracia e liberdade de expressão

“Falam em democracia e um montão de coisa, mas quando alguém tem opinião diferente é atacado pelas próprias pessoas que falam em democracia”, disse Neymar em seu Twitter ao defender seu posicionamento relacionado ao atual presidente. A questão é: você realmente sabe do que se trata a democracia e até onde a sua liberdade lhe …



Maicon Epifânio
Produtor / Apresentador
InstagramBlogDC Comins Amino