Skip to main content
Wondernautas

Wondernautas

By Maicon Epifânio

Saudações, deuses e mortais! Enviado do Olimpo, cheguei ao mundo do patriarcado para falar com vocês! Meu principal objetivo é dar espaço a todas as vozes, evidenciando a importância social das produções culturais: desde quadrinhos e animações até filmes e séries. A cada episódio, promoveremos reflexões individuais com contribuições dos ouvintes ou convidados especiais. Juntos, vamos conversar sobre as conexões entre sociedade, cultura pop e diversidade. Aceitem este convite do Olimpo e tornem-se Wondernautas. E que a glória de Gaia esteja com vocês!
Currently playing episode

Processo de luto: como lidar com as perdas? |97

WondernautasMar 11, 2024

00:00
35:30
Processo de luto: como lidar com as perdas? |97

Processo de luto: como lidar com as perdas? |97

O falecimento de Akira Toriyama, conhecido por ser o criador de Dragon Ball, movimentou as redes sociais nos últimos dias. O impacto de seu falecimento repentino me fez pensar sobre os aspectos que cercam o processo de luto, seja esse luto por alguém próximo ou por um ídolo que se admira de longe. Neste episódio, proponho uma reflexão sobre esse assunto através de um paralelo traçado entre o filme “Baghead - A Bruxa dos Mortos” e a personagem Tsunade, do anime e mangá Naruto. Tudo para que possamos refletir… Qual a importância de falar abertamente sobre luto? Como podemos ajudar alguém que está enfrentando esse duro processo? Quais os impactos de uma morte repentina e nada esperada em nosso psicológico e emocional? Será que você, ao não lidar nada bem com uma perda, tal como no filme “A Bruxa dos Mortos”, não está tornando-se prisioneiro da sua própria dor?


Convidada: @psidanyester, Instagram.


Colabore com o Wondernautas: Pix (CPF) 115484246-09   



Mar 11, 202435:30
AmaQUEzona #16 - Liberdade, segregação, saúde mental e “adeus” ao Carnaval |96

AmaQUEzona #16 - Liberdade, segregação, saúde mental e “adeus” ao Carnaval |96

“Baghead: A Bruxa dos Mortos” (2023) é um recente filme de horror que nos apresenta a ligação mútua de aprisionamento entre a jovem Iris (Freya Allan) e uma bruxa ancestral. Embora a obra não seja nenhum grande ato atemporal do cinema… O filme é capaz de provocar o espectador com um conceito fundamental para qualquer ser humano: a liberdade. Foi considerando isso que, recentemente, refleti sobre experiências pessoais relacionadas aos meus dias de Carnaval, questões mentais, problemas de socialização e até mesmo o recente caso de racismo e violência vivido pelo motoboy Everton Henrique da Silva em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Como devemos lidar com o “aprisionamento dos nossos sentimentos" quando eles são “socialmente reprováveis”? Como preservar a saúde mental em um mundo que fere e segrega tantos de nós? E mais: você já parou para pensar a respeito das “amarras sociais” que detém a sua liberdade? Seja diante de transtornos mentais, relacionamentos tóxicos ou violências racistas… A grande maioria de nós, seres humanos, somos tão prisioneiros de algo quanto a bruxa do filme mencionado. A questão é: o que podemos fazer a partir daí?


Colabore com o Wondernautas: Pix (CPF) 115484246-09

Feb 21, 202416:50
Ficcionalidade, magia e religião: o Mito da Pop Magic |95

Ficcionalidade, magia e religião: o Mito da Pop Magic |95

A primeira temporada de “Percy Jackson e os Olimpianos", uma série de 8 episódios disponível na Disney+, se concluiu na quarta-feira (30), no final de janeiro. O universo dessa franquia conta suas narrativas conectando o mítico ao místico: e é a partir daí que começa a trajetória do último episódio do arco “Mitos, Melodias e Maravilhas”. Você sabia que existe uma religião (ou filosofia) baseada nos Jedi de Star Wars? Ou que crenças atuais possuem semelhanças com os mitos nos tempos antigos? O quanto de real e o quanto de mitológico existe por trás de figuras como Jesus Cristo e o caído Lúcifer? O que as representações desses dois “personagens” dizem a respeito das construções sociais das religiões? Todos esses questionamentos têm um ponto em comum: Pop Magic, a vertente da magia conhecida por trabalhar com elementos da cultura pop. Através desse conceito falaremos aqui sobre ficcionalidade, espiritualidade, religião e sociedade. Não perca tempo e venha encerrar conosco a jornada rumo ao Mito da Pop Magic. Convidados: @felipecazelli, Instagram. @wagnerquintaoalm, Instagram. Leia meus textos na íntegra:

https://maiconlimasenju.wixsite.com/wondernautas/post/conhe%C3%A7a-a-pop-magick-a-pr%C3%A1tica-m%C3%A1gica-que-atua-com-os-s%C3%ADmbolos-da-cultura-pop

https://maiconlimasenju.wixsite.com/wondernautas/post/religi%C3%A3o-e-ficcionalidade-poderia-at%C3%A9-dizer-que-o-superman-existe-tanto-quanto-jesus-existe Colabore com o Wondernautas: Pix (CPF) 115484246-09 .


Feb 04, 202448:29
Mundo real e o Mito da Felicidade |94

Mundo real e o Mito da Felicidade |94

Um novo ano começou e o primeiro episódio de 2024 se dedica a uma árdua tarefa: falar sobre felicidade através de eventos da atualidade. Partindo de um sutil exemplo com o personagem Giovanni da novela “Elas por Elas” e comentando o caso da personalidade da mídia Carlos Manuel (“ex-Cathy Lares"), esta reflexão atravessa mitos e histórias sobre o Jardim do Éden e o Paraíso em busca de eventuais respostas… Ser feliz é um direito universal ou um privilégio? Como encontrar o lugar da nossa felicidade em um mundo de tanto sofrimento? E como lidar com aqueles que pensam em abandonar a própria vida e desistir de encontrá-la? Filmes, músicas, novelas, figuras públicas e outros elementos da cultura pop são alguns dos tripulantes desta jornada. Não perca tempo e venha se aventurar conosco rumo ao Mito da Felicidade.

Convidado: @kii_cass, Instagram. Colabore com o Wondernautas: Pix (CPF) 115484246-09

Jan 21, 202436:03
AmaQUEzona #15 - Ética, felicidade e o pecado de quem não se ama |93

AmaQUEzona #15 - Ética, felicidade e o pecado de quem não se ama |93

O ano de 2023 está chegando ao fim e o Wondernautas se dedica em sinceros votos por um belíssimo natal e um radiante ano novo aos ouvintes. E além: neste episódio, explicamos as questões responsáveis pelo atraso no cronograma deste mês, relacionamos o caso da atriz Melissa Barrera com uma novela brasileira recém-chegada à Globoplay; e anunciamos as novidades que estão para chegar nos primeiros meses de 2024. Participe da nossa última aventura do ano e reflita sobre ética, valores, felicidade e saúde mental.

Colabore com o Wondernautas: Pix (CPF) 115484246-09


Dec 16, 202317:35
Mídias, morte e mentiras: o Mito da Mensagem Profana |92

Mídias, morte e mentiras: o Mito da Mensagem Profana |92

A recente segunda temporada da série Loki, da Disney+, conquistou a paixão do público e se destacou no mundo do entretenimento. O mito divino que sustenta o personagem da Marvel Comics, apesar dos elementos “fantásticos”, carrega consigo alguns aspectos que se relacionam diretamente ao grande tema abordado no episódio 91: mídias. Neste episódio, seguimos em nossa discussão sobre mídias brasileiras para refletirmos a respeito de abordagens problemáticas de mortes de celebridades (com o exemplo do falecimento do ator Matthew Perry), desinformação e sensacionalismo. Por que morte e mentiras atraem tanta atenção? É função das mídias espetacularizar falecimentos e momentos de dor? Se polemizar vende, como podemos (enquanto audiência) criticar e desincentivar esses produtos midiáticos? Como nós, comunicadores ou não, podemos produzir mensagens com ética e tolerância? Não perca tempo e venha se assombrar conosco rumo ao Mito da Mensagem Profana!

Convidados: @claudiohenriquevieira, Instagram; @i.am.ayres, Instagram.

Colabore com o Wondernautas: Pix (CPF) 115484246-09


Nov 22, 202342:05
Mídias, padrões sociais e o Mito da Mensagem Sagrada |91

Mídias, padrões sociais e o Mito da Mensagem Sagrada |91

No domingo (29 de outubro), o influenciador digital Rico Melquíades fez a “revelação” do seu novo rosto no Domingo Espetacular, um programa da TV Record. Os procedimentos estéticos da subcelebridade em questão já vinham conquistando holofotes nas redes sociais nas últimas semanas, levando-me a refletir sobre os padrões sociais e as relações de poder estabelecidas entre as mídias e a sociedade. Utilizamos, neste episódio, o estudo do caso de Rico Melquíades, as polêmicas relacionadas a um executivo de alto cargo na TV Globo e as contribuições de um ilustre comunicador para responder: quais as funções das mídias na sociedade? Qual o nosso papel, enquanto audiência, na produção e reprodução dessas mídias? Como podemos, tal como o beija-flor nos mitos maias, semear mensagens de compaixão e boas novas em um mundo tão pautado em pressão estética, intolerância e sensacionalismo? Não perca tempo e venha resplandecer conosco rumo ao Mito da Mensagem Sagrada!

Convidados: @claudiohenriquevieira, Instagram


Colabore com o Wondernautas: Pix (CPF) 115484246-09

Nov 05, 202350:59
Sentimento, instinto e razão: as três deusas e o Mito do Equilíbrio |90

Sentimento, instinto e razão: as três deusas e o Mito do Equilíbrio |90

Hoje, 21 de Outubro, está marcada no tempo a primeira aparição nos quadrinhos da icônica Mulher-Maravilha. Neste episódio, aproveitamos essa data para comentar as simbologias por trás de três divindades relacionadas à maior heroína da cultura pop. O sentimento, o instinto e a razão: essas são as condições humanas representadas, respectivamente, por Afrodite, Ártemis e Atena. Dessa maneira, falaremos não apenas sobre empoderamento feminino, mas também sobre equilíbrio e a existência de cada uma dessas divindades em nosso interior. O quanto deusas míticas de tempos antigos falam e se conectam com assuntos da nossa realidade? Não perca tempo e venha transcender conosco rumo ao Mito do Equilíbrio!


Convidadas: @cristianegabrielac, Instagram. Carol Furtado, LinkedIn.

Colabore com o Wondernautas: Pix (CPF) 115484246-09

Oct 22, 202344:45
Fim de ciclos e o Mito da Renovação |89

Fim de ciclos e o Mito da Renovação |89

A ave Bennu era uma divindade animal extremamente importante para os antigos egípcios, associada ao renascimento, criação e ao Sol. Acreditava-se que ela, tão similar à famosa Fênix, estava presente no início dos tempos na aurora da criação. No primeiro episódio do arco “Mitos, Melodias e Maravilhas” proponho um mergulho nas alegorias representadas pelo mito da Bennu para falarmos sobre ciclos da vida, transformações e o medo humano perante o novo e o desconhecido. Para isso eu conto com a colaboração de duas sábias mulheres, visitando os seguintes elementos: a sensação de luto com o encerramento da minha graduação no Ensino Superior e o lançamento do álbum “Admirável Chip Novo (Re)Ativado (com as mais variadas reações do público). Você está preparado para atravessar novos céus? É capaz de se reerguer das cinzas após o fim de um ciclo? Não perca tempo e venha voar conosco rumo ao Mito da Renovação!


Convidadas: @cristianegabrielac, Instagram. Carol Furtado, LinkedIn.

Colabore com o Wondernautas: Pix (CPF) 115484246-09


Oct 13, 202344:18
AmaQUEzona #14 - Fale consigo mesmo em meio a mitos e melodias |88

AmaQUEzona #14 - Fale consigo mesmo em meio a mitos e melodias |88

Prepare-se para um episódio com reflexões relacionadas a um filme recente, anúncios de novidades mitológicas (ou não!) e uma pitada de breves devaneios. Fale Comigo (lançado originalmente em 2022) é um filme de horror no qual a protagonista Mia (interpretada por Sophie Wilde) está lidando com o luto após a morte de sua mãe. Ela tem o pai, amigos… Mas todos parecem muito distantes. Em busca de aprovação e aceitação em seu ciclo social, a garota se voluntaria para uma “brincadeira sinistra” com um artefato místico que dá muito errado. Artefatos do tipo são recorrentes em histórias míticas que povoam o imaginário popular. Desde os tempos antigos do mundo, mitos e lendas são criados para criar explicações diante do desconhecido. Por isso, o medo e os mitos estão diretamente ligados. Sendo assim… Será que, por medo, estamos deixando de ouvir algo ou alguém? Será que, por falta de empatia, viramos as costas ou julgamos algo ou alguém que precisa apenas de uma luz ou de um abraço acolhedor? Fale consigo mesmo… Olhe para dentro de si… Para que possa olhar de forma genuína para o outro ao seu redor.

Colabore com o Wondernautas: Pix (CPF) 115484246-09


Sep 27, 202314:00
Saúde mental, medos e o terror das redes sociais |87

Saúde mental, medos e o terror das redes sociais |87

Em tempos de Setembro Amarelo, é chegada a hora de resgatar um episódio produzido e ainda não-lançado de meses atrás. Em um período no qual o criador que vos fala travava uma árdua batalha contra a ansiedade e a depressão, uma entrevista da atriz Jenna Ortega para uma revista tomou o protagonismo desta produção. Na ocasião, Ortega revelou lidar com questões mentais delicadas e tomar cuidado com a exposição e malefícios das redes sociais. Diante de um mundo pautado em superexposição e artificialidades, como estamos cuidando da nossa saúde mental? Será que nós deveríamos falar mais sobre as nossas “imperfeições” no meio digital? Deveríamos dar mais atenção às pessoas que precisam de nós e que, muitas vezes, estão passando despercebidas bem diante dos nossos olhos? Nesta viagem no tempo, proponho para o ouvinte diversas reflexões importantes sobre medos, vulnerabilidades, saúde mental, o uso das redes sociais e o olhar de empatia para com o outro. Venha fazer parte desta aventura para encerrarmos juntos o arco “Sociedade e o gênero de horror” do Wondernautas!

Colabore com o Wondernautas: Pix (CPF) 115484246-09

Sep 10, 202350:58
Garotas Finais e a Próxima Vítima do morango patriarcal |86

Garotas Finais e a Próxima Vítima do morango patriarcal |86

Alguns estudiosos estabelecem O Massacre da Serra Elétrica (1974), Noite do Terror (1974) e Halloween (1978) como a trilogia fundamental dos filmes slashers. Além da trilha de corpos jovens, mortes impactantes e um assassino sinistro, esses filmes compartilham entre si outro elemento em comum: a Final Girl. E se eu te disser que a última sobrevivente de uma chacina realizada por um assassino ficcional está relacionada a questões patriarcais da nossa sociedade? Até mesmo uma novela brasileira clássica dos anos 90, “A Próxima Vítima”, está no meio das relações estabelecidas neste episódio. E além: você acredita que esses assuntos também estão conectados ao recente caso de traição envolvendo o jogador de futebol Neymar e a cantora Luísa Sonza? Fica comigo para ouvir este episódio e se preparar… Antes que você se torne… A próxima vítima


Colabore com o Wondernautas: Pix (CPF) 115484246-09

Aug 28, 202351:41
AmaQUEzona #13 - Graduado no mundo (im)perfeito da Barbie suicida |85

AmaQUEzona #13 - Graduado no mundo (im)perfeito da Barbie suicida |85

O filme "Barbie" (2023), protagonizado por Margot Robbie, já é um tremendo sucesso em avaliação e bilheteria. Aproveitando a onda do mundo (im)perfeito da "bem-sucedida" e "sempre bela" Barbie... O Wondernautas retorna das "férias emergenciais": e com novidades! Aqui temos um podcaster oficialmente formado em Jornalismo que descobriu portar uma fobia recorrentemente ligada à boneca mais famosa do mundo: ATELOFOBIA. Quantas vezes você exagerou na autocrítica por se depreciar? Quantas vezes hesitou em pedir ajuda por achar que deveria vencer só? Quantas vezes olhou para o espelho e não se sentiu uma pessoa bela o suficiente, inteligente o suficiente, merecedora o suficiente...? Através de exemplos práticos e metáforas quase-loucas, convido você para pensar comigo sobre vulnerabilidade mental, medo da imperfeição e pensamentos suicidas. Coloque seu look rosa e venha fazer parte desta NECESSÁRIA conversa.


Colabore com o Wondernautas: Pix (CPF) 115484246-09

Aug 14, 202322:30
Maoli no Pokeverso do Orgulho |84
Jul 02, 202359:54
Cultura pop, pautas sociais e o horror da vida real |83

Cultura pop, pautas sociais e o horror da vida real |83

Eu sempre acreditei no potencial da cultura pop pra abordar assuntos importantes da nossa realidade. Contudo, há quem acredite que a ficção, ou ao menos determinadas modalidades dela, deveria evitar retratar certas pautas. Por que essas pessoas pensam dessa forma? Será que obras culturais como filmes, séries, programas de TV e quadrinhos não podem ser ferramentas de inspiração, denúncia ou estudo sobre a sociedade humana? Ou será que, de fato, produtos culturais podem e devem abordar os problemas e horrores da vida real que afetam tantas pessoas em nosso mundo? Em meio a reflexões sobre filmes como Corra! (2017) e Pânico (1996), buscamos responder essas e outras questões com a colaboração do ilustre convidado do episódio anterior. Não tenha medo e embarque conosco nesta aventura! Convidado: @gabmaiabraga, Twitter

Jun 24, 202335:10
Heróis, demônios, feiticeiras e os Guardiões da Comunicação |82

Heróis, demônios, feiticeiras e os Guardiões da Comunicação |82

O universo dos personagens místicos sempre me chamou a atenção e a heroína da DC Comics Zatanna está entre eles. Ao pensarmos nela, neste episódio, um ilustre convidado e eu buscamos responder às seguintes questões: Personagens desconhecidos para o público geral não vendem um filme? Um filme com uma proposta totalmente inovadora não funciona hoje em dia? Novas abordagens podem renovar produtos culturais como os de super-heróis, que para muitos, estão saturados? As opiniões do público quanto a tudo isso estão sendo afetadas por ideias preconceituosas e imprecisas? E o que esses "pré-conceitos" das pessoas têm de relação com a era hiperconectada em que vivemos? Neste tema, o horror e os super-heróis se combinam em uma aventura muito interessante. Venha ouvir e fazer parte deste espetáculo!


Convidado: @gabmaiabraga, Twitter.

Jun 17, 202340:47
AmaQUEzona #12 - Você é o maior vilão da sua própria história? |81

AmaQUEzona #12 - Você é o maior vilão da sua própria história? |81

Você já se sentiu desmerecedor do que tem ou dominado pela angústia por se julgar incapaz? Já olhou para si como se fosse uma farsa em sua própria história? Acredite: isso pode ter um nome e ocorre com muitas outras pessoas nos tempos atuais. A Síndrome do Impostor é uma condição que provoca sofrimento e insegurança constante, levando o indivíduo a situações de autossabotagem e autodepreciação. Através de reflexões sobre as minhas próprias inseguranças após assistir ao drama Os Rapazes da Banda (2020), venho falar com aqueles que também são domados por percepções distorcidas de si mesmos. Qual a importância do respeito próprio e, considerando o mês em que estamos, do seu orgulho? Saiba que não está só ouvindo este episódio!

Jun 08, 202314:16
Abuso infantil e o horror social |80

Abuso infantil e o horror social |80

Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos chamada Araceli foi sequestrada, violentada e assassinada em Vitória, Espírito Santo. O caso tornou-se um símbolo do Maio Laranja, direcionado à conscientização para o combate ao abuso, violência e exploração infantil. Para discutir a importância dessa luta recebemos hoje uma convidada que trabalhou diretamente com crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade. Esta conversa de extrema importância foi construída para democratizar uma discussão dolorosa, mas necessária: as ameaças a crianças e adolescentes são reais. Enquanto obras como o filme “O Telefone Preto” (2021) e a série “Them” (2021) nos oferecem enredos de horror pautados em temáticas sociais, pessoas da vida real são vítimas de horrores tão hediondos quanto. Qual a importância da Educação Sexual para a proteção de crianças e adolescentes? O quanto produtos culturais como Um Olhar do Paraíso (2009) e Spotlight (2015), ao abordarem esses temas, podem ajudar no combate ao abuso e exploração de menores de idade? Participe desta conversa de grande importância e construa conosco as respostas para essas e outras questões relacionadas.


Convidada: @nayaragomesoficiall, Instagram.


May 27, 202350:12
Enfrente o medo de ser você e outras manias |79

Enfrente o medo de ser você e outras manias |79

"Às vezes, o mundo tenta dizer às pessoas quem elas são. Quem elas podem ser. Isso está errado. Vocês é que devem dizer ao mundo quem são”, declara a Mulher-Maravilha. Essa simbólica frase pode ser relacionada com o filme de horror “A Entidade" (2012), a jornada do seu protagonista em prol do próprio legado e o impacto cultural da recém-falecida cantora Rita Lee (com direito a uma breve cantoria de qualidade duvidosa). Todos esses elementos podem ser usados para um debate sobre a importância de derrotar o medo e lutar por quem nós somos. Quando a sociedade em que vivemos nos assombra com imposições injustas e inadequadas, até mesmo as forças malignas como a criatura do mencionado filme de horror parecem se tornar brincadeira de criança. Se você é alguém perdido procurando se encontrar, não vale a pena esperar: ouça este episódio do Wondernautas e bora cantar!

May 20, 202333:28
AmaQUEzona #11 - Cuidado: sua vida está em jogo! |78

AmaQUEzona #11 - Cuidado: sua vida está em jogo! |78

Pokemon Go, Dragon Ball Legends, Mortal Kombat Mobile, Mobile Legends, Naruto Online… Diversos foram os jogos que passaram pela minha vida, me proporcionado experiências boas e outras nem tanto. Pensando sobre esse meu “histórico gamer” conturbado, cheguei a um ultimato: a sua vida pode estar em jogo! Esta é uma breve reflexão sobre jogos digitais, saúde mental e a importância do lazer para não enlouquecermos em um mundo tão “exigente”. Se prepare para a próxima partida e venha jogar comigo!

May 13, 202314:17
Morcegos e estrelas, discórdia à parte |77

Morcegos e estrelas, discórdia à parte |77

Crise na Podosfera chegou para resgatar temas de episódios antigos do Wondernautas! Esta edição reformula a temática dos episódios “Discordar não é brigar, discordar não é pessoal Parte 1 e 2” com o intuito de atualizar as discussões propostas anteriormente. Certa vez, a cantora Pitty disse: “A gente tá redefinindo a história do ‘discordar’. Discordar não é brigar, e discordar não é pessoal. Não é porque você não gosta da outra pessoa. Se a gente começa a tirar do âmbito pessoal, a gente começa realmente a discordar com mais elegância ". Para destrinchar as diferenças entre opinião e fato, aprofundamos nas músicas da Pitty e em exemplos da ficção como o quadrinho Mulher-Maravilha: Hiketeia. Se até mesmo heróis como Batman e Mulher-Maravilha discordam entre si, talvez não devamos considerar que a discórdia faz parte da vivência humana? Você é capaz de compreender quando uma situação permite margem para sua opinião e quando não? Encontre as respostas ao ouvir o sexto e último episódio da Crise na Podosfera. Já se preparou para a viagem?


Convidados: @deguzta, Instagram. @wilkersproject, Instagram.

May 11, 202344:38
AmaQUEzona #10: BBB, Tik Tok, Lana Del Rey e a solidão da estrela cadente |76

AmaQUEzona #10: BBB, Tik Tok, Lana Del Rey e a solidão da estrela cadente |76

“Há momentos em que você se sente só como uma estrela cadente perdida no céu noturno. Tanta violência em um mundo tão injusto com você e tantos outros, mas mesmo assim talvez ainda reconheça que possui privilégios que outros não têm”. Essas foram algumas das palavras que usei em uma postagem no TikTok após a eliminação de Sarah Aline na já encerrada edição do Big Brother Brasil deste ano. A ocasião me despertou uma profunda tristeza quando considerei que, naquele cenário, a hipocrisia e a injustiça estavam vencendo em um reality de tamanho impacto cultural. Porém, foi justamente ao usar a minha angústia para produzir uma mensagem para outros como eu é que percebi… Ganhar nem sempre é vencer. Se você se sente só, enfrentando um mundo cheio de injustiças, julgamentos e crueldades como um soldado solitário no campo de batalha… Este episódio é para você.

Apr 30, 202316:28
Amor é cultura, amor é pop |75

Amor é cultura, amor é pop |75

Crise na Podosfera chegou para resgatar temas de episódios antigos do Wondernautas! Esta edição reformula a temática do episódio “O amor é um campo de batalha” com o intuito de atualizar as discussões propostas anteriormente. A série Elite, os animes Naruto e Saint Seiya, a novela brasileira “A Força do Querer”, as Amazonas de Themyscira e a franquia de filmes dos X-Men… O que tudo isso poderia ter em comum? A resposta é simples: personagens que amam! O amor está em todos os tipos de histórias contadas pela ficção e pela vida real. Através desta jornada, você será capaz de partir de um primeiro conceito amoroso rumo a vários outros tipos de amor para compreender: toda maneira de amar é válida e toda forma de amor deve ser valorizada. Por um mundo em que possamos amar mais e odiar menos, venha ouvir o quinto episódio da Crise na Podosfera. Já se preparou para a viagem?

Apr 27, 202350:21
A criança de ontem, o adulto de hoje e o legado de amanhã |74

A criança de ontem, o adulto de hoje e o legado de amanhã |74

Crise na Podosfera chegou para resgatar temas de episódios antigos do Wondernautas! Esta edição reformula a temática do episódio “A infância e a formação pessoal” com o intuito de atualizar as discussões propostas anteriormente. Neste episódio, apresento três casos do meu passado relacionados ao consumo de produtos culturais e à minha formação pessoal: obras de horror/comédia como a franquia “Todo Mundo em Pânico” e minha ligação com o sobrenatural; Shun de Andrômeda do anime/mangá Saint Seiya e “masculinidades alternativas”; Mai Valentine do anime/mangá Yu-gi-oh! e o poder feminino na ficção. Assim como ocorreu comigo, as experiências vividas por um indivíduo na infância e adolescência, desde aprendizados em família até o consumo de entretenimento, marcam e impactam a futura vida adulta. Sendo assim, quais vivências boas e quais traumas foram criados em sua infância? Quem você é hoje orgulharia a criança que já foi ontem? Qual o legado que está deixando para as novas gerações? Descubra tudo isso ao ouvir o quarto episódio da Crise na Podosfera. Já se preparou para a viagem?

Apr 08, 202350:40
Quando a voz é resistência |73

Quando a voz é resistência |73

Crise na Podosfera chegou para resgatar temas de episódios antigos do Wondernautas! Esta edição reformula a temática do episódio “Quando a voz é preta” com o intuito de atualizar as discussões propostas anteriormente. A edição do Big Brother Brasil deste ano movimentou discussões sobre racismo estrutural nas redes sociais. A ativista Domitila Barros esteve no centro disso e me despertou uma questão: por que pretos e pardos são taxados de agressivos, violentos e desrespeitosos em situações nas quais o mesmo não ocorre com pessoas brancas? Proponho uma viagem crítica para entender esse “fenômeno” que se arrasta pela sociedade e afeta a produção de obras culturais. Para isso, conto com a contribuição de uma poderosa música da Negra Li e com a colaboração de uma forte voz negra e feminina. Venha ouvir o terceiro episódio da Crise na Podosfera. Já se preparou para a viagem?

Apr 04, 202338:46
AmaQUEzona #9 - Meu espaço, minhas regras |72

AmaQUEzona #9 - Meu espaço, minhas regras |72

Em uma quinta-feira (16) deste mês, o tema da importunação sexual no Big Brother Brasil tomou o protagonismo nas redes sociais. Dania Mendez, mexicana convidada a participar de uma dinâmica de intercâmbio entre realities, foi importunada por dois participantes posteriormente expulsos do BBB. Como diz a personagem Gretchen Carlson no filme “O Escândalo” (Bombshell, no original), as pessoas, inclusive muitas mulheres, tendem a minimizar ou desacreditar casos de assédio e importunação sexual. Considerando esse filme e experiências pessoais vividas por mim, proponho neste episódio uma discussão necessária sobre esse tipo de caso e a repercussão gerada nas mídias sociais. Uma edição do Amaquezona um pouco maior do que de costume diante de um tema importante demais para ser ignorado. Venha ouvir!

Mar 25, 202319:09
Baixinhas e baixinhos sob a Lua de Cristal |71

Baixinhas e baixinhos sob a Lua de Cristal |71

Crise na Podosfera chegou para resgatar temas de episódios antigos do Wondernautas! Esta edição reformula a temática do episódio “‘Coisas de garota’ VS. ‘Coisas de garoto’” com o intuito de atualizar as discussões propostas anteriormente. No sábado 11 deste mês, a Globo exibiu uma edição especial do programa Altas Horas como homenagem aos 60 anos de Xuxa, a inesquecível rainha dos baixinhos. O convidado Dinho Martins, grande fã que esteve presente na plateia do Altas Horas, conversa comigo para que possamos refletir… Por que um garoto é questionado quando admira uma figura feminina popular? Por que existem hábitos e brinquedos destinados a gêneros específicos? Personagens femininas em jogos, animações, filmes, séries e programas de TV são apenas para garotas? Garotos devem acompanhar e admirar apenas homens que performam uma masculinidade idealizada?... Ou todas essas imposições nada mais são do que atos intolerantes e potencialmente violentos? Venha descobrir ouvindo o segundo episódio da Crise na Podosfera. Já se preparou para a viagem? Convidado: @dinhomartins, Twitter

Mar 18, 202349:54
A cultura pop para além do senso comum |70

A cultura pop para além do senso comum |70

Crise na Podosfera chegou para resgatar temas de episódios antigos do Wondernautas! Esta edição reformula a temática dos episódios “A arte para além do senso comum (Parte 1 e Parte 2)” com o intuito de atualizar as discussões propostas anteriormente. Filmes, quadrinhos, séries, animações e outras vertentes da chamada cultura pop costumam cativar o carinho e o apego emocional de muitos consumidores. Viajamos, neste episódio, em pensamentos sobre produtos culturais como as séries The Boys e Sandman, o filme Spider-Man: No Way Home, as empreitadas cinematográficas da DC Comics com a contribuição do diretor Zack Snyder e outras obras para entender: por que a nostalgia e apego emocional afetam tanto o senso crítico das pessoas? Quais as diferenças entre a qualidade e a importância de um produto cultural? Quais elementos de uma obra devem ser mantidos quando a história é adaptada para novas mídias? E o quanto todas essas questões falam sobre nossas qualidades, defeitos, perspectivas e posicionamentos enquanto seres sociais? Venha participar do primeiro episódio da Crise na Podosfera e descubra por conta própria o quanto a cultura pop, há décadas, é muito mais do que mero entretenimento. Já se preparou para a viagem?

Convidado: @caue_nascim, Instagram.

Mar 11, 202345:07
Já que é pra recordar, recordei |69

Já que é pra recordar, recordei |69

Durante o período do Ensino Médio, tive contato com diversas animações japonesas: e entre elas, uma trama de horror de 12 episódios chamada Another. Por muito tempo, guardei memórias positivas sobre a trama até decidir reassistir à obra em 2023. Para meu espanto, a nova experiência foi completamente diferente da anterior e me fez refletir sobre as transformações do tempo em nossas memórias, percepções e opiniões. Desde a mudança de opinião sobre a qualidade de uma história ficcional até nossa maneira de lidar com cancelamentos de celebridades como a ex-BBB Karol Conká… Nosso olhar sobre o que nos cerca sempre está em transformação. Nos dias atuais, muitos nas redes sociais exaltam Conká como uma “excelente figura” do Big Brother Brasil 21 em contraste à onda de ódio e rejeição vivida pela cantora naquela época. Por que nossas memórias são mais construções do que fatos concretos? O que nos faz ter opiniões totalmente distintas, em diferentes momentos no tempo, sobre um mesmo assunto? Será que hoje você tem uma tola certeza que te envergonhará no futuro? Para entender tudo isso, contamos com as contribuições do Pedro, do podcast Despida Cast, e da influenciadora digital e youtuber Maoli. Venha ouvir!

Mar 04, 202349:13
O valor das nossas memórias |68

O valor das nossas memórias |68

“Depois de conhecê-los… Depois de conhecer o Jounouchi… Lentamente comecei a confiar nas pessoas. Eu não estava mais sozinha. Eu tinha amigos que confiavam em mim!”: diz a personagem Mai Valentine no episódio 91 do anime Yu-gi-oh! Duel Monsters. Na trama, a habilidosa duelista enfrentava um jogo das trevas que devorava as memórias sobre seus entes queridos. Agora pense… E se isso acontecesse na vida real? Existem algumas “condições clínicas” que prejudicam a manutenção de memórias importantes, mesmo que lutemos bastante para protegê-las. Quem nós seríamos se nossos familiares, amigos e amores desaparecessem de nossas mentes como poeira ao vento? Neste episódio, te convido a refletir sobre o quanto as suas memórias constroem a sua identidade e moldam o seu caminho rumo ao futuro. Em um mundo cada vez mais instantâneo e imediatista, estamos dando o devido valor aos pequenos momentos vividos e às pequenas lembranças que ficam? E o mais importante: estamos marcando as memórias daqueles ao nosso redor ou seremos nada mais do que um grão de areia esquecido no tempo?

Feb 26, 202345:28
Sonhos vs. a dura realidade: podemos vencer esse jogo? |67

Sonhos vs. a dura realidade: podemos vencer esse jogo? |67

“Colocar os pés no chão e a cabeça nas nuvens, de ter a mistura desses dois”, diz Ettore Medeiros, a respeito de um possível equilíbrio entre aquilo que desejamos fazer e aquilo que precisamos fazer. Em um mundo cada vez mais digital e conectado, faz sentido comparar a vida real ao universo dos jogos. Você não sente como se existisse uma grande pressão dizendo o que deve fazer e quando deve fazer? Será que nós, em muitos momentos, não somos como personagens de jogos em busca de completar pequenas missões até alcançar os grandes objetivos? Figuras como Anitta e Neymar, representados em jogos como Free Fire e Mobile Legends, são exemplos de pessoas relativamente jovens que conquistaram muito em um cenário global. Porém, diferente deles, há evidências de que a maioria de nós está enfrentando a frustração pelo fracasso diante de missões no “jogo da vida”. Através dessa “perspectiva gamificada", te convido a pensar sobre sonhos, trabalho, fracasso, mídias sociais e o julgamento que sofremos do tempo. Já se preparou para esta partida!?

Convidado: @ettoreprofe, Instagram.

Feb 15, 202347:37
AmaQUEzona #8 - Quando o herói é vilão, você vai na fé? |66

AmaQUEzona #8 - Quando o herói é vilão, você vai na fé? |66

Durante um momento de inocentes partidas no jogo Marvel Snap, a novela global Vai na Fé me surpreendeu com os personagens vividos por Regiane Alves e Emílio Dantas. Na trama, o relacionamento aparentemente inocente e perfeito esconde abusos sofridos por Clara (interpretada por Regiane). A obra escrita por Rosane Svartman, em apenas um capítulo, me apresentou uma narrativa aparentemente bem feita sobre relacionamento abusivo. Diante disso, me vi em reflexão sobre meus próprios relacionamentos e de pessoas ao meu redor. Será que é sempre tão fácil perceber quando um “vilão” se disfarça de “herói” para nos manipular? Como agir quando uma pessoa em quem confiamos é nada mais que lobo em pele de cordeiro? Bora falar sobre tudo isso em mais um dos meus breves devaneios do AmaQUEzona!!

Feb 05, 202314:51
AmaQUEzona #7 - Como o BBB e o anime Bleach me fizeram pensar sobre solidão? |65

AmaQUEzona #7 - Como o BBB e o anime Bleach me fizeram pensar sobre solidão? |65

2023 começou e a nova onda de episódios do Wondernautas também! Com este episódio, eu exponho uma breve reflexão a respeito da minha própria vida por causa de dois produtos muito distintos: o reality show Big Brother Brasil e o anime/mangá Bleach. Embora pareçam duas coisas tão diferentes que mal possuem elementos em comum, esses dois produtos culturais são capazes de nos fazer pensar a respeito da solidão. Venha conferir essa viagem porque ela também pode  estar relacionada com a sua vida. Você aí, não deixe de ouvir e corre aqui!

Jan 29, 202316:06
Somos eternos reféns do tempo? |64

Somos eternos reféns do tempo? |64

Existem idades corretas para determinadas coisas em nossa vida? Por exemplo, uma idade ideal para ter filhos, se graduar na faculdade, alcançar a casa própria ou ter a profissão dos sonhos? No episódio anterior, falamos sobre as relações entre o envelhecimento e o mito da plena juventude existente em nossa sociedade. Neste, avançamos na discussão e consideramos recortes sociais como gênero, raça, etnia e a geração a qual cada um de nós pertencemos. Ao traçar metas em sua vida, está respeitando as suas individualidades? Por acaso está se comparando a realidades supostamente perfeitas difundidas pelas redes sociais e pelos produtos culturais? Está construindo um futuro e uma eventual velhice com base em seus desejos genuínos ou em pressões e comparações feitas por aqueles ao seu redor? O quanto produções de entretenimento como a novela Império afetam suas noções sobre o passar do tempo em si e nos outros? Convido você para esta viagem quase transcendental. Não perca e ouça o último episódio de 2022 do Wondernautas!

Convidados: @ettoreprofe, Instagram; @reislayra, Instagram.

Dec 24, 202247:46
O tempo, o envelhecimento e o mito da plena juventude |63

O tempo, o envelhecimento e o mito da plena juventude |63

“O tempo voa, essa é a sensação da maioria das pessoas sobre a percepção do tempo. Paralela a isso, vem a conclusão de que estamos ficando velhos rapidamente e isso nos assusta”: esse é um trecho de uma publicação da Santa Casa de Sorocaba sobre o medo de envelhecer. Há tempos, muitas produções culturais fazem parte de um discurso social que alimenta um medo de envelhecer em todos nós. Por isso, não é tão surpreendente quando personagens como Fiona Goode, de American Horror Story: Coven, sacrificam a própria alma em busca de manter a plenitude de sua jovialidade. Quais as conexões entre esse tipo de jornada e a realidade do mundo em que vivemos? Será que também estamos pagando altos preços movidos pelo medo do que o futuro nos reserva? Existe, de fato, uma “data de validade” para cada um de nós ou somos vítimas de um sistema que se beneficia com as nossas inseguranças? Convido você para uma viagem quase insana que desafia as leis do tempo e espaço em busca de responder todas essas questões! Não perca mais tempo e venha ouvir!

Convidada: @reislayra, Instagram

Dec 17, 202249:49
AmaQUEzona #6 - Um subprojeto deliciosamente novo, confia! |62

AmaQUEzona #6 - Um subprojeto deliciosamente novo, confia! |62

O Brasil está fora da Copa, o ano está acabando, mas minha criatividade meio doida (só meio??) nunca tem fim. Se você gosta de ler e ama universos compartilhados interativos, esse episódio é pra você! Saiba mais sobre os detalhes de um fanuniverse que estou criando envolvendo franquias como Naruto, Mobile Legends, Marvel, DC, Bleach, Mortal Kombat, Pokémon, Camp Buddy e muito mais! Assim como neste podcast, pretendo aplicar meus conhecimentos para produzir um entretenimento comprometido com a ética e a diversidade. Você não perde por esperar!

Dec 10, 202213:22
A enganosa nostalgia do que você não viveu |61

A enganosa nostalgia do que você não viveu |61

Você conhece, ou quem sabe é, uma daquelas pessoas que são apaixonadas por épocas passadas? Não é tão incomum encontrar indivíduos encantados com recortes temporais que não viveram, fascinados pela idealização que construíram daqueles tempos. Talvez você se sinta deslocado no tempo como se tivesse nascido na época errada por preferir a música, a moda ou o cinema dos anos 80 ou 90. Será que a sensação do passado ser melhor é real ou não passa de uma ilusão? O filme Noite Passada em Soho (Last Night in Soho), de 2021, me fez pensar sobre toda essa nostalgia em relação ao que jamais foi vivido. Segundo uma publicação sobre psicologia em janeiro de 2020, a sensação de não-pertencimento e solidão é muito comum. “O psicólogo Abraham Maslow, em seu famoso modelo de motivação humana chamado Hierarquia das Necessidades, viu ‘amor e pertencimento’ tão importantes que os colocou em terceiro lugar na sua pirâmide, menos necessários apenas que nossas ‘necessidades fisiológicas’ básicas, como respirar, comer e dormir; e ‘necessidades de segurança’, como emprego e boa saúde”. Será que, ao buscarmos desesperadamente a sensação de pertencimento, nos enganamos com falsas projeções do passado? Será que estamos deixando de viver a realidade para tentar preencher um vazio interior com o inalcançável? E o que produções culturais têm a ver com tudo isso? Venha ouvir este episódio para saber!

Leia o texto na íntegra: https://maiconlimasenju.wixsite.com/wondernautas/post/em-que-%C3%A9poca-voc%C3%AA-gostaria-de-ter-nascido

Dec 03, 202234:14
O "salvador branco" e o "pecado negro" |60

O "salvador branco" e o "pecado negro" |60

Você já parou para pensar se as suas boas ações são movidas por empatia sincera ou pelo vaidoso desejo de ser reverenciado? Como a mídia, tanto de entretenimento quanto de informação, constrói um imaginário popular no qual os brancos são ligados à figura do herói e os não-brancos são ligados à figura da vítima ou do vilão? O termo "salvador branco" é utilizado para se referir a indivíduos que se promovem através de atos de "caridade" com pessoas não-brancas. De forma recorrente, o termo volta aos holofotes quando figuras como Rafa Kalimann recebem certo destaque. Quem é beneficiado quando a "generosidade" expõe pessoas em situação de vulnerabilidade como atestados de benevolência da branquitude? Como produtos aparentemente inocentes como o desenho Pica-Pau sedimentam o terreno para o racismo religioso? A cultura pop, pautas sociais antirracistas e o mito do "branco salvador" não possuem ligações entre si ou é você que se gaba do privilégio de não precisar se importar com essas questões? Em um mundo no qual a dor de uns se torna o deleite de outros, qual a sua posição? Este é um convite para ouvir e refletir sobre tudo isso. Não perca!

Convidado: joaocleber_21, Instagram.

Nov 26, 202247:01
AmaQUEzona #5 - A saga da internet, Câmera Privê, boletos, ódio e outras coisas mais |59

AmaQUEzona #5 - A saga da internet, Câmera Privê, boletos, ódio e outras coisas mais |59

O que você faz quando tem um limão? Eu fiz uma limonada, então experimente-a para me dizer se está gostosinho. Nos últimos dias, a pessoa que vos fala lidou com tanta coisa que conteúdo não faltou para trazer no AmaQUEzona do mês de novembro. Para variar, o planejamento para o episódio do sábado 19 previa algo diferente do que está sendo postado, mas nem tudo na vida sai de acordo com os nossos planos. Há momentos em que é preciso caçar de formas alternativas quando não se tem cão, nem gato. Se você também está passando por questões estressantes como o pesadelo adulto dos boletos, problemas com internet e divergências ideológicas com familiares, saiba que não está sozinho. Venho neste programa compartilhar um pouco do caos da minha vida e dos corres que sempre precisei fazer para segurar as pontas por aqui. Antes de esganar aquele colega de grupo que está desafiando sua paciência, corre aqui para ouvir este episódio!

Nov 20, 202216:16
A beleza tem cor? |58

A beleza tem cor? |58

O episódio 47, “A luta antirracista, mídia e os espaços de poder”, trouxe uma conversa com a professora Eliziane Silva sobre a importância da inclusão de pessoas negras na sociedade e outros tópicos que cruzam com esse assunto. Hoje, parte dessa discussão retorna para destrinchar uma suposta lista dos homens mais bonitos do mundo divulgada em meados de junho deste ano. O assunto chegou até mim através do Twitter e me deixou genuinamente reflexivo naquela época. Afinal, de fato existe um método científico para quantificar beleza ou tudo não passa de recursos sofisticados para reforçar os mesmos padrões de sempre? Proponho neste episódio uma longa viagem para entender os mecanismos sociais que, há gerações, determinam quais corpos, quais peles e quais rostos se enquadram na “fórmula da perfeição”. Será que uma lista de beleza na qual 80% é de homens brancos é meramente um assunto trivial ou estamos deixando de prestar atenção aos sintomas de um discurso social baseado em exclusão? Venha ouvir e navegar comigo por esse oceano!


Leia o texto na íntegra: https://maiconlimasenju.wixsite.com/wondernautas/post/por-que-o-conceito-de-grandes-equipes-para-representar-o-mundo-nos-quadrinhos-%C3%A9-falho-e-excludente

.

Nov 05, 202249:59
AmaQUEzona #4 - O amor é lindo, mas as pessoas não são suas |57

AmaQUEzona #4 - O amor é lindo, mas as pessoas não são suas |57

Só mesmo a minha cabecinha insana com leves toques de perspicácia pra relacionar a recente séria She-Hulk com o famoso anime e mangá Naruto. Aposto que não faz ideia do que essas duas obras tão diferentes têm em comum, mas eu posso antecipar um pouco pra você! Minha vida amorosa sempre foi caótica, mas aprendi algo importante sobre isso com a vida: as pessoas não são nossas, não importa o quanto gostemos delas. Essas duas produções, quando comparadas, me fazem pensar sobre isso. E você aí? Já aprendeu a deixar que certos rostinhos queridos seguissem o próprio caminho longe do seu abraço? É desse negócio aí que falo neste AmaQUEzona do mês de outubro. Bora ouvir!?

Oct 29, 202215:21
Jesus ama, mas o cristão mata? |56

Jesus ama, mas o cristão mata? |56

"X-Men: Deus Ama, o Homem Mata" é uma das histórias mais poderosas e influentes de Chris Claremont e dos mutantes da Marvel. Publicada em 1982, a trama permanece atual por falar de movimentos ultraconservadores que usam o nome de Deus para perseguir determinados grupos. Neste episódio, trago notícias e posicionamentos que alertam: assim como já aconteceu em outros momentos na história da humanidade, discursos extremistas estão distorcendo fundamentos da fé para promover o ódio. Em meu último episódio sobre o atual cenário político brasileiro, também trago um relato sobre minhas próprias experiências para que o ouvinte se conscientize do potencial destrutivo e sangrento de uma religiosidade cega e equivocada. Vidas como a minha foram marcadas por aquilo que denuncio neste programa. Se Jesus Cristo fala sobre amor, por que alguns daqueles que usam seu nome têm sangue nas mãos? Quanto a quem me ouve neste episódio, religioso ou não: você ama ou você mata?

Convidada: @aetiacris, Instagram.

Oct 22, 202249:16
Em que tipo de mundo você quer viver? |55

Em que tipo de mundo você quer viver? |55

“Não Olhe Para Cima” conta a história de dois astrônomos que fazem uma descoberta surpreendente de um cometa que está em rota de colisão direta com a Terra. A ficção do filme brinca com elementos de nossa realidade: o negacionismo, a busca por mais enriquecimento dos poderosos, a espetacularização midiática em cima de celebridades enquanto pautas mais importantes são desvalorizadas, a invalidação dos méritos de uma profissional mulher e a dificuldade de cientistas em dialogar com as pessoas. Obras como essa conversam diretamente com a realidade política no Brasil construída nos últimos anos. Se no episódio anterior, questionamos em que mundo estamos vivendo, neste a proposta vai além: que espécie de futuro vamos colher com o que estamos plantando agora? Que tipo de mundo encontraremos amanhã? Existe um limite para lutar pelo melhor da humanidade? Venha ouvir este episódio e refletir: a sociedade que você deseja é a mesma que suas ações e escolhas estão construindo?

Convidada: @aetiacris, Instagram

Oct 15, 202247:28
Em que tipo de mundo estamos vivendo? |54
Oct 08, 202249:26
Discursos de ódio, democracia e liberdade de expressão |53
Oct 01, 202244:01
Diversidade, neurodiversidade e inclusão |52

Diversidade, neurodiversidade e inclusão |52

Você conhece a si mesmo verdadeiramente ou apenas tenta reproduzir aquilo que disseram que deveria ser? Os produtos culturais que consumimos são representações reais da diversidade humana ou são vazios, estereotipados e eventualmente ofensivos? Como podemos lutar por um mundo que seja para todos e que respeite todas as nossas diferenças? Neste episódio, seguimos a linha de raciocínio do tema anterior para discutir diversidade, neurodiversidade e inclusão sob a perspectiva da política. A base: o filme Mommy e um relatório de uma palestra da acadêmica Darcy Mitiko Mori Hanashiro. O conceito de “diversidade” considera as pessoas diferentes, pertencentes aos chamados grupos minoritários. “Inclusão” é a prática, quando deixamos de pensar somente no teórico. Para além da representatividade na cultura pop, precisamos refletir sobre os aspectos práticos do combate às desigualdades e valorizar as experiências pessoais como as do entrevistado para este tema. Para saber sobre tudo isso, venha ouvir este episódio!

Convidado: @arrobahenritado, Twitter.

Confira a palestra de Darcy Hanashiro, no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=zxK6T85C9Bo&t=2991s

Sep 25, 202244:56
Política e sociedade: os efeitos da desigualdade |51

Política e sociedade: os efeitos da desigualdade |51

Você é daquelas pessoas que acredita que discutir política não é tão importante ou que ignorar o tema não te afeta? E se eu te disser que, enquanto vivermos em sociedade, esse assunto estará atravessando todas as áreas da nossa vida? Durante a palestra da abertura institucional da IV Jornada Internacional da Diversidade e Inclusão: Dialogando com o Mundo do Trabalho, a acadêmica Darcy Mitiko Mori Hanashiro trouxe informações sobre a desigualdade e os caminhos para combatê-la. Neste episódio, busco levantar algumas das minhas percepções enquanto participante da palestra e me baseio em uma publicação do site Politize para discutir as relações entre desigualdade, mídia e política. Em um cenário político pautado em desinformação, intolerância e discursos de ódio, escolher não se manifestar é permitir que os poderosos continuem massacrando todos aqueles que são prejudicados por um sistema tão desigual. Por fim, conto com a contribuição de um entrevistado diagnosticado com TDAH para que possamos compreender os efeitos da desigualdade na vida das pessoas. Através deste tema, ofereço a você informação para que reflita sobre suas escolhas eleitorais, suas relações com o diferente e sobre o futuro que estamos construindo. Venha ouvir!

Convidado: @arrobahenritado, Twitter.

Confira a palestra de Darcy Hanashiro, no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=zxK6T85C9Bo&t=2991s

Sep 11, 202250:39
AmaQUEzona #3 - Tudo bem não ser normal? |50

AmaQUEzona #3 - Tudo bem não ser normal? |50

"Pense, fale, compre, beba. Leia, vote, não se esqueça. Use, seja, ouça, diga. Tenha, more, gaste, viva". Em uma de suas canções mais marcantes, a cantora Pitty falava sobre algo que ainda é atual. Sempre tentei encontrar um sentido em minha existência, mas sinto como se o sistema em que vivemos estivesse constantemente tentando nos manter na programação desejada. Conversas recentes com pessoas em minha vida me levaram a buscar postar o AmaQUEzona deste mês mais cedo. Afinal, a dúvida não parece ser apenas minha: estamos vivendo de verdade ou dançando conforme a "música da normalidade" que construíram para nós? Venha ouvir 15 minutos de viagem, desabafo, reflexão e questionamento com uma pitada de sons caninos recorrentes nas minhas madrugadas.

Sep 04, 202215:31
O falso retrato midiático dos indígenas |49

O falso retrato midiático dos indígenas |49

Vivemos em um país que pouco sabe sobre suas origens e menos ainda sobre as questões indígenas na atualidade. Muitos de nós cresceram com referências midiáticas deturpadas, nas quais intérpretes brancos são escalados para personagens indígenas ou com estereótipos ofensivos disfarçados de músicas inocentes. Nas produções culturais atuais como a série Cidade Invisível e as histórias da heroína Yara Flor, os idealizadores continuam cometendo os mesmos equívocos e permanecem representando pessoas reais de uma maneira problemática. Por que isso ocorre? Neste programa, dois indígenas de diferentes vivências e regiões nos ajudam a entender o quão nociva é a falsa representação midiática dessas pessoas. Convido você a revisitar seus próprios conceitos e a entender um pouco mais sobre uma parte da população brasileira que quase nunca recebe atenção. Precisamos romper as correntes de uma educação pautada pela visão colonizadora do europeu em busca da verdade daqueles que já foram tão oprimidos. Venha ouvir!

Convidados:

@oyniin_surui, Instagram. @japupram_parkateje, Instagram.


Aug 27, 202241:54
AmaQUEzona #2 - Eu sou neurodivergente? |48

AmaQUEzona #2 - Eu sou neurodivergente? |48

Vivemos em um sistema capitalista que nos diz constantemente como devemos produzir, planejar, viver e colaborar com a sociedade. A questão é que nem todas as pessoas se encaixam nos padrões de vida ou trabalho considerados "normais" para um indivíduo. O que acontece quando o seu cérebro simplesmente não funciona como o das outras pessoas? Como você pode ser parte de uma estrutura que não tem o encaixe para o seu jeito de ser e existir? Hoje, durante 16 minutinhos, estarei falando sobre o TDAH e como cheguei à conclusão de que possuo essa condição caracterizada por "sintomas" de má distribuição da atenção, hiperatividade e impulsividade. Se você não é neurodivergente, talvez conheça alguém que seja e pode ser justamente a "luz" para que essa pessoa compreenda a si mesma e busque a ajuda adequada. Espero que um pouco da minha própria história possa colaborar para que outros não tenham a mesma dificuldade encontrando a resposta por um caminho tão tortuoso. Venha ouvir!

Aug 20, 202216:19