Neste mundo, como peregrinos e forasteiros… Retiro para o Tempo do Advento – Episódio 1 – Acolhida

Advento: um ir pelas trilhas ao encontro dos braços e do abraço daquele que vem ao nosso encontro, um preparar-nos a nós e ao mundo para que Deus encontre em nós um habitáculo para a sua demora.

Neste mundo, como peregrinos e forasteiros… Retiro para o Tempo do Advento – Episódio 2 – À cata dos seus vestígios…

Nem mesmo as melhores bailarinas conseguem manter-se, por muito tempo, sobre a ponta dos pés. Eis porque elas sobem, por bem pouco tempo, para logo descerem, pés completos no chão, deslizando sobre o palco. Por um instante, porém, ao se erguerem sur les pointes (na ponta dos pés), elas parecem alçar voo. A leveza do …

Neste mundo, como peregrinos e forasteiros… Retiro para o Tempo do Advento – Episódio 3 – Um tempo curto, mas essencial…

Os homens das savanas e dos desertos deram-lhe o apelido de nave do deserto, por sua força e seu jeito balanceado de andar, singrando por entre as dunas de areia. Seu verdadeiro nome é camelo ou gamal, em árabe, palavra que, no seu étimo, significa também beleza ou bondade. Verdadeiramente, uma bela obra da natureza. …

Neste mundo, como peregrinos e forasteiros… Retiro para o Tempo do Advento – Episódio 4 – Há sinais suficientes…

Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. Então eles …

Neste mundo, como peregrinos e forasteiros… Retiro para o Tempo do Advento – Episódio 5 – A voz que clama no deserto…

No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia, Herodes administrava a Galileia, seu irmão Filipe, as regiões da Ituréia e Traconítide, e Lisânias a Abilene; quando Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, …

Neste mundo, como peregrinos e forasteiros… Retiro para o Tempo do Advento – Episódio 6 – 3º Domingo do Tempo de Advento

As multidões perguntavam a João: ‘Que devemos fazer?’ João respondia: ‘Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!’ Foram também para o batismo cobradores de impostos, e perguntaram a João: ‘Mestre, que devemos fazer?’ João respondeu: ‘Não cobreis mais do que foi estabelecido.’ Havia também soldados …

Neste mundo, como peregrinos e forasteiros… Retiro para o Tempo do Advento – Episódio 7 – Quando o esforço e a graça se encontram e se abraçam…

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: ‘Bendita és tu entre as mulheres e …

Neste mundo, como peregrinos e forasteiros… Retiro para o Tempo do Advento – Episódio 8 – Uma lágrima de misericórdia, um sorriso de ternura…

Quando aqui, no hemisfério sul, começa o verão, tem início, na parte norte da terra, o inverno. Aí, na segunda metade do mês de dezembro, acontece, então, o chamado solstício de inverno. É quando a terra, atingindo o ponto máximo de distância do sol, no seu percurso elíptico ao seu redor, volta a se aproximar …



Pastoral Universitária PUC Minas, unidade São Gabriel
SiteFacebookInstagram